Designer de interfaces é o profissional responsável pelo desenvolvimento dos meios de interação entre os usuários e as ferramentas/dispositivos - que vão desde smartphones até carros e geladeiras modernas. A grosso modo, este é um profissional especialista em usabilidade, que com base em briefings (informações e pedidos do cliente), pesquisas e principalmente, nos objetivos do usuário, cria uma solução de design simples e funcional, baseado na UX (user experience). Ou seja, um design que permita ao seu usuário executar uma determinada tarefa da maneira mais fácil e rápida possível.Por ser uma profissão relativamente nova, um aspirante a designer de interface não encontrava, até pouco tempo atrás, nenhuma formação especifica para se especializar na atividade. No entanto, devido à demanda do mercado, que cada vez mais precisa deste profissional, hoje já é possível encontrar até cursos superiores relacionados à profissão, como os de Design Digital, onde se aprende computação gráfica, vídeo e fotografia digital, design interativo, editoração eletrônica, etc. O curso já pode ser encontrado em várias instituições, como a Universidade Anhembi Morumbi, Istituto Europeo di Design, SENAC, Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e PUC-PR, entre outras.
Ao término do curso – ou até mesmo durante -, o estudante de Design Digital encontra um ótimo mercado de trabalho pela frente, que vai desde empresas que desenvolvem games até provedores de internet, passando por agências de publicidade, produtoras de mídia digital e interativa e emissoras de televisão, entre outros.
Mas como todo bom designer, quem deseja ser um designer de interfaces também deve ter uma ótima formação cultural, estar ligado nas tendências da profissão e, claro, estar sempre em busca de novos conhecimentos. Dedicar-se a cursos livres (online ou presenciais) sobre o assunto e ler publicações especializadas também é uma boa pedida!
0 comentários:
Postar um comentário