17 de dezembro de 2013

Prezados alunos,

Peço que divulguem o site abaixo para todos os alunos efetuar o cadastramento no meu site, visando ter acesso as disciplinas, material de apoio, aulas, notas de trabalhos e provas, etc.
Favor ler o conteúdo deste e-mail por completo, para obter total acesso as informações pertinentes e de suma importância.

Site:
Acessar o menu: Cadastrar/Aluno(a)

As turmas são:
Para Técnicos de Informática - Tec Infor
Para Técnicos de Informática para Internet - TInf Inter

Por hora, todos os alunos não terão acesso ao sistema, somente em fevereiro será liberado o acesso para todos. 
O Site encontram-se em manutenção temporária. Mas o aluno poderá consulta de forma individual as notas dos trabalhos e provas realizadas nesta semana. Quando estiverem disponível no link abaixo:

No menu Consultar/Notas e Avaliações (necessário informar a matrícula)

Repito, somente a consulta será possível, quando estiverem disponíveis, ainda estou corrigindo as provas. Data provável para consulta: 18/12/13 a partir das 18h.
Portanto, peço que realizem o cadastro para facilitar o lançamento das notas em questão.


Importante:
O cadastramento não é em caráter obrigatório, mas o acesso em fevereiro só será possível se realizar o cadastro e a confirmação individual. Ou seja, o site não libera o acesso AUTOMÁTICO só pelo fato de você cadastrar, É necessário minha confirmação para ter o acesso liberado. 
Entretanto, Para consultar as notas a partir do dia 18/12/13, não é obrigatório ter o cadastro realizado! O cadastramento agora ajudará como disse, no lançamento das notas, já que estarão cadastrados e não terei que digitar aluno por aluno, nome matrícula, curso, turma, campus etc etc etc.
Este site é única e exclusivamente para divulgar, auxiliar, contribuir, disponibilizar o material ministrado em sala de aula, material de apoio. Não é vinculado a nenhuma Instituição de Educação no qual trabalho ou trabalhei, por isso é mantido por mim financeiramente e profissionalmente. Sou eu quem realiza à análise, desenvolvimento e publicação do conteúdo. Vale lembrar, que os dados dos alunos estão seguros de forma individual, outro aluno não tem como ver suas notas e atividades. O sistema permite trabalhar por perfil. Ao logar o aluno tem a liberação de sua disciplina e seus dados. Somente eu, tenho acesso ao portal, nenhum outro profissional e/ou professor tem acesso.
Por experiência de muitos anos de trabalho no ramo educacional, resolvi desenvolver uma ferramenta que me apoiasse nesta tarefa tão importante. PROFESSOR!!!


6 de dezembro de 2013

“GAMES FOR BLIND”Desenvolver jogos on-line para deficientes visuais.


A comunicação se dá através do som, de forma que em um local fechado o usuário irá se situar através dos sinais sonoros, com o uso da tecnologia do Home Theater e também sensor de movimento, ligados ao console, a máquina no caso, isso vai fazer com que haja comunicação do usuário com a máquina.

Exemplo:
Digamos que os usuários estejam jogando um jogo de tiro (Counter Strike), a comunicação aconteceria através de dois sinais sonoros, além da musica ambiente para dar mais dinâmica ao jogo. O primeiro “sinal amigo”, no qual o usuário não precisaria abrir fogo contra o outro usuário, o segundo “sinal inimigo”, o qual indicaria para o usuário que o mesmo que se aproxima pertence ao time oposto.

Explicando mais sobre os sinais sonoros, os mesmos irão funcionar semelhantes aos sons de semáforos. Como dito, quando surgir ‘’um inimigo’’ emitirá um som mais grave, que será para o jogador atirar contra o inimigo, e quando for ‘’um companheiro’’ um som agudo, mas suave, para que o usuário não abra fogo contra este.
Sendo bastante importante esse diferencial dos sons, pois os deficientes visuais têm uma grande dificuldade para interpretar algo, pois o som é a principal fonte donde eles obtêm suas informações e indicações.
Várias implementações podem também estar sendo agregadas, como:
1.     O uso de uma roupa apropriada, a qual informaria para o usuário quando e onde foi atingido, em um jogo de tiro por exemplo.
 Na roupa seria usado a tecnologia ‘’mocap’’, que é usado para o processo de gravação de movimento e transposição do movimento em um modelo digital. Teria a mesma tecnologia, porém, além de transpor o movimento para a tela, teria sensores que emitiriam uma vibração quando o usuário fosse atacado pelo seu inimigo.
 Consistindo em um material semelhante à roupa de mergulho, com vários sensores vibratórios auxiliando o jogador.
 2.     Joystick que originaria o som, facilitando uma maior situação no jogo e também mais realismo para os usuários.

Você concorda que o lazer é um direito de todo cidadão independente de alguma limitação? deixe o seu comentário logo abaixo


O Wiskunde trata-se de uma maneira de facilitar e tornar a experiência com a matemática prazerosa e divertida, com um visual simples e autoexplicativo contará com um professor virtual ensinando passo a passo o processo de solução dos problemas e somas, que se estenderão dos cálculos básicos como adição, subtração, multiplicação e divisão, até cálculos mais complexos como equações, equações geométricas, entre outros.

Este aplicativo está voltado para a orientação e o ensino de todas as pessoas com dificuldades aritméticas, de maneira com que elas aprendam de forma definitiva, para facilitar a rotina cotidiana dos usuários. O aplicativo irá ensinar formas de interpretação de problemas, mostrando a expressão e a solução correta de qualquer operação matemática. O aplicativo atenderá a usuários que estão iniciando o estudo das operações básicas, até os mais complexos cálculos.

Você gosta de matemática? Conhece alguém que não gosta de jeito nenhum de matemática?

Comente abaixo sobre sua experiência com os numeros!

4 de dezembro de 2013

Um estudo recentemente publicado em janeiro de 2013 na revista científica Psychological Science in the Public Interest avaliou dez técnicas comuns de aprendizagem para classificar quais possuem de fato a melhor utilidade.

O resultado traz algumas surpresas para o estudante.
Técnicas bastante populares no Brasil, como resumir, grifar, utilizar mnemônicos, visualizar imagens para apreensão de textos e reler conteúdos foram classificadas como as de utilidade mais baixa.
Três práticas foram encaradas como de utilidade moderada: interrogação elaborativa, auto-explicação e estudo intercalado.
E as duas que obtiveram o mais alto grau de utilidade na aprendizagem foram as técnicas de teste prático e prática distribuída.
É a ciência desaprovando boa parte do meu método de estudo, muito baseado em resumos, grifos, mnemônicos e mapas mentais. Por outro lado, foi confirmada a impressão que eu tinha de que a realização de exercícios em doses cavalares era extremamente efetiva para o estudo.
Lembre-se de que o ranking reflete os resultados do estudo, porém cada pessoa tem o seu estilo de estudo e nada está escrito em pedra. Dito isto, falemos agora sobre as dez técnicas, das piores para as melhores.

Teste prático (utilidade: alta)


Simular é o melhor caminho.
Realizar testes práticos sobre o que você está estudando é uma das duas melhores maneiras de aprendizagem. A pesquisa científica mostrou que realizar testes práticos é até duas vezes mais eficiente do que outras técnicas.
No caso específico de concursos públicos, a recomendação é fazer toneladas de exercícios de provas anteriores. Não apenas do cargo para o qual você está estudando, mas qualquer tipo de questão que encontrar pela frente.
Prática distribuída (utilidade: alta)

Vou rever o conteúdo a cada 15 dias.
A prática distribuída consiste em distribuir o estudo ao longo do tempo, em vez de concentrar toda a aprendizagem em um bloco só (a.k.a. na véspera da prova).
Pesquisas mostram que o tempo ótimo de distribuição das sessões de estudo é de 10% a 20% do período que o conteúdo precisa ser lembrado. Por essa conta, se você quer lembrar algo por cinco anos, você deve espaçar seu aprendizado a cada seis meses. Se quer lembrar por uma semana, deve estudar uma vez por dia.
A prática distribuída também pode ser interpretada como a distribuição do estudo em pequenos períodos ao longo do dia, intervalando com períodos de descanso. Por exemplo, uma hora de manhã, uma hora à tarde e outra hora à noite.

Em vista das necessidades encontradas pelos estudantes em seu processo de auto aprendizagem foi idealizado a criação de um novo sistema operacional o E.C.A (EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E ACESSIBILIDADE) que tem o propósito de auxiliar os usuários em seus estudos, onde os conteúdos serão repassados para eles de uma forma rápida, direta e confiável, podendo se tornar sua principal fonte de conteúdo e informação.

Portanto, os dois métodos mais eficazes citados acima é o que define a principal característica do E.C.A, pois os usuários informarão sobre o que desejam estudar, e o sistema fará uma seleção de conteúdos para expor aos usuários, podendo ser selecionado o período em que deseja terminar o conteúdo para que assim o sistema dívida bem o tempo de estudos, onde atividades, simulados, etc, serão disponibilizados para que o usuário teste a si mesmo, endosso que tudo isso será feito online sem precisar baixar nada.

Seguindo o grande crescimento de computação nas nuvens, o E.C.A fará com que tudo que for produzido pelo usuário seja  salvo nas nuvens, para que tudo esteja disponível em qualquer lugar a todo tempo.

Quais as suas técnicas de estudo?

Se você está estudando algo, deixe suas opiniões sobre a pesquisa na caixa de comentários.
Quais dessas técnicas você utiliza? Você concorda com os resultados? Que outras técnicas de estudo você recomendaria?


1 de dezembro de 2013

Antes mesmo de ler e escrever, programar! Depois da introdução do uso tecnologia na sala de aula, o caminho agora é ensinar desde cedo os alunos não só a usarem dispositivos e softwares como também criá-los. No início do ano, Mark Zuckerberg, Bill Gates e outros nomes importantes do mundo digital apareceram em um vídeo de divulgação de uma organização destinada a ensinar linguagens de programação de forma fácil e gratuita.
"São apropriações ao longo da escolaridade, como criar um usuário e instrumetalizá-lo para o uso das tecnologias", diz Renata Pastore, diretora de tecnologia Colégio Visconde de Porto Seguro.
"O foco do departamento de tecnologia é a produção de conteúdo pelos alunos. É o protagonismo, como o aluno consegue usar os recursos para produzir algo e disponibilizar para seus colegas", explica Pastore.
"Eu não precisei explicar como funcionava o aplicativo. A única coisa que tive que explicar é a proposta do jogo", conta Maria Fernanda Balugani, professora do colégio.
"A gente tem usado com muita frequência. É a primeira vez que eles desenvolvem um jogo e agora queremos continuar, porque o resultado foi excelente", conclui Maria Fernanda Balugani, professora..
Recentemente, um projeto britânico que se propõe a ensinar programação para crianças em idade escolar desembarcou no Brasil. Presente e mais de mil colégios no Reuni Unido, o “Code Club” é resultado de um esforço que une voluntários para ensinar tecnologia em colégios. O portal oferece material de ensino e uma estrutura de voluntariado que apoia a realização de atividades extra-curriculares ligadas à programação de computadores.
O “Code Club Brasil” pretende chegar a cada uma das 200 mil escolas brasileiras. Normalmente, os voluntários se oferecem para ensinar durante uma hora por semana.
No nosso site você encontra uma reportagem que nosso time online fez sobre outras escolas nacionais que já aderiram ao ensino da programação. O link está logo abaixo do vídeo que acompanha esta matéria no nosso site. Ah, e aos interessados em criar seu próprio clube de programação no “Code Club Brasil”, separamos também o link do site brasileiro do projeto para quem quiser participar dessa iniciativa. Acesse, confira e fique por dentro.